Blog

Conta de Luz Alta? 4 Dicas para reduzir o custo de energia com a piscina

Ter uma piscina em casa é diversão garantida para as crianças, além de um ambiente maravilhoso para churrasco e um meio de lazer excelente para toda a família. Porém, quem tem piscina sabe que não é sempre que ela é utilizada, com destaque para os fins de semana e para os dias que não estão frios.

Dentro deste contexto, mesmo sendo um lazer incrível, a piscina ainda possui algumas desvantagens relacionadas aos custos com energia para mantê-la. Se a sua conta de luz está vindo mais alta do que deveria e você possui uma piscina, esse artigo é ideal para te ajudar a amenizar esses custos!

1 – Mantenha uma rotina de manutenção 

Quando não se possui uma rotina, a piscina tende a ficar suja mais rapidamente e com uma condição mais persistente. Isso demanda maiores custos não apenas de produtos para o combate do excesso de algas e microorganismos, mas também com energia elétrica, uma vez que será necessário maior trabalho da bomba, maior uso do aspirador, entre outros.

Isso significa que quando você possui uma rotina de manutenção, mesmo em tempos de menor uso da piscina, você acaba economizando bem na conta da água.

2 – Invista em procedimentos de otimização 

Há alguns investimentos que, a longo prazo, geram uma economia muito significativa de energia na piscina. Um exemplo desses investimentos é a instalação de um temporizador da bomba, levando em conta a necessidade de filtragem da água. Isso evitará que o equipamento utilize energia demais, sem consumir mais que o necessário.

Utilizar tubos do circuito da bomba com diâmetros maiores também diminui a resistência do sistema e facilita o trabalho da eletrobomba, consumindo menos energia.

3 – Cuidado com o aquecedor 

Não são todas as piscinas que possuem aquecedor, mas o ideal para os tempos mais frios é se planejar com antecedência para usar a piscina, de maneira a só ligá-la quando realmente for necessário. Também é importante fazer uma escolha minuciosa de aquecedor, avaliando bem as opções do mercado e priorizando o que gaste menor energia.

Conte com a equipe da Castelo Bombas para te ajudar a escolher produtos e práticas para diminuir o consumo de energia elétrica da sua piscina, entre em contato conosco!