Blog

Os erros mais comuns ao cuidar de sua piscina

Cuidar de uma piscina nem sempre é uma tarefa fácil, há uma série de procedimentos e processos que necessitam de conhecimento ou até mesmo disciplina para realizar da maneira adequada. No entanto, é algo comum para os proprietários que optam em realizar sozinhos esta tarefa.

O fundamental para obter o resultado ideal, se encontra na atenção às questões-chave para não prejudicar a qualidade e a própria segurança da água. Por isso, pensando na importância e delicadeza do processo, nós da Castelo Bombas, separamos os três erros mais comuns cometidos pela maioria das pessoas e como da água.

1 – Dissolver incorretamente os produtos

Os principais componentes utilizados para limpeza e manutenção da piscina são o cloro, elevador de alcalinidade e o sulfato de alumínio, os quais, geralmente, encontram-se em sua forma sólida e precisam ser dissolvidos. 

Este processo pode demorar um pouco mas se não for realizado corretamente, pode haver um acúmulo de resíduos na água ou nas máquinas. Por isso, a paciência será a maior virtude nessa etapa, além da atenção na instrução, para não cometer nenhum erro na sequência e quantidade utilizada do produto. 

2 – Aplicação excessiva 

Nem sempre a ideia de “quanto mais, melhor” se aplica nas quantidades corretas para cuidar da sua piscina, pois precisa existir um equilíbrio químico entre os produtos utilizados. As medidas são calculadas para instruir a fração correta e não causar nenhum erro, principalmente por uma questão de segurança.

É preciso haver uma harmonia entre os elementos compostos na água, uma quantidade acima da recomendada de um, pode prejudicar o revestimento das piscinas, causar irritação na pele ou até mesmo problemas nos olhos! Então, um cuidado particular com as medidas, nunca é demais.

3 – Misturar químicos diferentes 

  Como ressaltado, a reação pela quantidade de elementos químicos na água, pode causar grandes malefícios tanto na piscina e em sua estrutura em si, quanto naqueles que a utilizam naquele estado. Mas algo que pode ser mais perigoso ainda, é quais tipos de produtos você está colocando.

Os produtos reagem uns com os outros, então mesmo se estiver usando as medidas certas, porém ao manipular os itens errados, haverá um desequilíbrio prejudicial. Esse cuidado não é válido apenas para a aplicação, mas também no armazenamento de tais, portanto, nunca misture produtos químicos diferentes sem a instrução adequada.

Fique atento a esses três pontos para não errar na manutenção da sua piscina, poupando seu bolso e a qualidade do maquinário. Não deixe de acompanhar o blog da Castelo Bombas para ter mais dicas e instruções para você aprimorar e cuidar da sua piscina da melhor maneira possível!