Você já ouviu falar da importância que o nível da água tem para que a piscina funcione bem? Apesar de ser comum ver piscinas com os mais variados níveis de água, há um que é ideal, de maneira a contribuir para o melhor funcionamento possível. Dessa maneira, preserva-se o maquinário e a estrutura em si.
Nós, da Castelo Bombas, já adiantamos que o nível perfeito para a água da piscina é a metade da escotilha do skimmer ao longo da lateral da piscina. Se a água estiver abaixo ou acima dessa faixa, é importante adicionar ou remover, buscando o nível ideal.
Quais os problemas que o nível de água impróprio causa?
O skimmer é o ponto de entrada da água para o sistema de filtragem da piscina. Dessa maneira, quando a água não está no nível ideal o equipamento não funciona como deveria e, consequentemente, impede que ela flua normalmente por seus tubos.
Em outras palavras, com pouca água, não há filtragem pelo skimmer e a bomba é sobrecarregada, fazendo força para puxar uma água que não chegará. Já com muita água, o motor e o próprio filtro poderão ser danificados.
Lembrando que o ideal é que a água esteja no meio do skimmer.
Como controlar isso?
A piscina tende a encher naturalmente por conta de água da chuva ou por um descuido, como por exemplo esquecimento de mangueira. Em ambos os casos, para remover a água basta fazer o escoamento. Caso a água esteja abaixo do nível seguro, adicione água até o nível chegar perto do ideal.
Lembrando que a incidência solar é um grande fator para que os níveis de água caiam. Para este caso, optar por uma capa protetora de piscinas é uma boa opção, uma vez que ela evita a evaporação tanto da água quanto dos produtos utilizados para manter a piscina adequada para o uso. Com isso a sua piscina também permanece limpa por mais tempo.
Gostou do artigo? Não deixe de acompanhar nosso blog. Lembre-se também de que os melhores itens para a manutenção de piscina você pode encontrar aqui, na Castelo Bombas!